O sonho de muitas mulheres é se casar de branco, usando um lindo vestido de noiva. Com certeza deve ser uma das experiências mais marcantes da vida de uma mulher.
Mas a tarefa de escolher o 'sonhado vestido de noiva' não é lá uma tarefa tão simples assim. Afinal, por onde começar? Por qual modelo optar? Como combinar com o estilo do casamento?
Que tal começar a sua procura com uma pesquisa refinada na internet?
De fato a internet está cheia de referências legais para o casamento. Mas, será que vale a pena utilizá-la para escolher o vestido de noiva? Para alguns especialistas, este pode ser um bom caminho, sim.
O instagram também pode ser uma ótima fonte de informação, vale a pena perder algumas horas navegando pelo feed e stories de diferentes perfis.
As pesquisas são importantes sim, mas é recomendável levar em consideração o local, a data e principalmente o sonho e o estilo do casamento.
É preciso ter um certo cuidado com o bombardeio de informações que vem das redes sociais. Saber fazer um filtro é fundamental para ter êxito na sua pesquisa.
Querer colocar tudo o que vê no vestido de noiva pode ser perigoso e o resultado desastroso!
Filtre o que mais combina com você, e tente não cair na tentação de apostar em modismos sem ter certeza de que fazem parte do seu estilo e de quem combinam com o modelo escolhido.
Entre comprar e alugar um vestido de noiva, qual a melhor opção?
Para as noivas que estão se perguntando se é melhor alugar ou mandar fazer o vestido, a resposta é simples: depende do orçamento disponível.
De fato a locação sai com custo bem mais em conta. Locar ou alugar um vestido de noiva é muito mais confortável, pois o mercado hoje oferece inúmeras marcas que a noiva poderá fazer a prova e sentir com qual peça ela se identifica mais, com qual vestido de fato, ela se encaixa melhor.
Quer uma dica? Prove todos os modelos possíveis e imagináveis.
Mas quanto tempo antes a noiva precisa escolher o vestido?
Realmente não existe um tempo pré-determinado, mas recomenda-se que a noiva pelo menos oito meses antes do casamento já tenha escolhido o seu vestido.
Será que é válido levar outras pessoas na hora de escolher o vestido?
Se você assiste a programas de televisão sobre casamentos, certamente se deparou com o “Say Yes to the Dress” (ou em português, “O Vestido Ideal”) em que as noivas levam família e amigos para ajudar a escolher o vestido.
Mas será que isso funciona? Bom, depende de quem será a pessoa que a noiva pretende levar, afinal, isso pode ajudar como também atrapalhar.
A participação da mãe da noiva neste momento é muito importante, a pessoa escolhida deve respeitar a opinião da noiva em todas as hipóteses.
Outro ponto importante é que, ouvir demais as pessoas pode te transformar em uma noiva neurótica. Se você se sente insegura e precisa de uma segunda opinião para se sentir confiante, escolha uma pessoa mais próxima que conheça exatamente os seus gostos.
Mas afinal, qual é o modelo ideal?
O vestido perfeito é o que casa o estilo da noiva com o horário, local e proposta da festa.
Escolher um modelo que não se encaixe em algum desses quesitos pode arruinar a produção. Não há problema algum em optar por um vestido princesa para um casamento na praia, desde que todo o contexto do casamento faça sentido e que ele seja adaptado para a ocasião.
A noiva pode, por exemplo, utilizar uma saia ampla de um tecido menos encorpado, como a organza, e fugir um pouco dos bordados com muito brilho, dando preferência para as pérolas, que já fazem uma textura linda.
O local e horário do casamento contam, sim, porém o corpo e o biotipo da noiva é o fará toda a diferença.
Confira 8 dicas que podem ajudar na hora de escolher o modelo certo para cada biotipo e estilo de casamento:
- Shape em A é ideal para mulheres que têm quadril largo e querem marcar a cintura;
- Semi-sereia é ideal para mulheres que querem e podem destacar a região do quadril;
- Sereia é ideal para aquele biótipos “toda boa”;
- Modelo princesa combina com todos biótipos;
- Vestido sem estrutura pode ser um problema para quem quer modelar o corpo;
- Vestido transparente pode ser ousado demais para uma cerimônia formal;
- Sem o embutimento que “encolhe” a cauda para a festa o vestido fica super desconfortável;
- Se optar por ter saia removível, tenha certeza que a saia de baixo está à altura da festa, seja ela curta ou longa.
Independente de regras, o importante é que a noiva esteja feliz com sua escolha.
Lembrem-se, para sonhos não há limites. O bom profissional é aquele que cria o vestido para cada noiva.
O tipo físico jamais será um problema. Toda mulher pode e deve casar maravilhosa como sempre sonhou.